Sobre o produto

O QUE É?

O apito de agua é um produto artesanal em barro, original de Barcelos, Tráz os Montes, Beiras e Alentejo, zonas onde o barro era por excelência muito trabalhado em olaria.

 

Feita em roda de oleiro, e moldado a mão, é cozido ao sol, e posteriormente em mufla. Pode ser pintado a mão, tradicionalmente com cores garridas, com tinta acrílica, ou vidrado voltando à mufla para ser cozida a pintura.

 

Ao introduzir água, o ar soprado para o seu interior faz agitar a água, alterando o som do apito e transformando-o num som musical. Antigamente, este produto era utilizado nas festas Celtas como acompanhamento musical. Posteriormente foi usado nos países Ibéricos com a mesma finalidade.

 

Durante séculos os oleiros usavam os passarinhos como chamariz para as suas lojas, uma vez que as crianças adoravam levar o apito de água para tocarem como brinquedo. Foi também utilizado como chamariz para a caça, mas a finalidade deste produto era ser utilizado como instrumento musical para acompanhamento nos ranchos folclóricos.

 

No final do século XX em Portugal, com o desuso do barro, e a introdução da industria moderna e do plástico, a olaria desapareceu e juntamente com ela o apito de água.

O instrumento musical foi recuperado, e deu-lhe uma nova roupagem, a dos Passarinhos d’Água. Baseado na sua finalidade é utilizado como acompanhamento musical em vários tipos de musica.

Envie-nos uma mensagem

Ligue-nos para o +351 91 000 00 00

> Início

> O que é?

> O Processo

> Eventos

> Contatos

> Localizar

> Sugestões

Siga-nos no Facebook

Caso tenha alguma dúvida ou precise de alguma informação sobre a Passarinhos de Portugal, não hesite em entrar em contato connosco através do nosso email ou telefone:

Contate-nos

+351 919930556

Siga-nos

© Passarinhos de Portugal®, 2016. Todos os direitos reservados.

© Passarinhos de Portugal®, 2016. Todos os direitos reservados.